Saiba determinar o tamanho do mercado potencial
Em um oceano de oportunidades, é bom saber qual é o tamanho do seu mercado.
Afinal, a ideia atende a necessidade de muitas pessoas? Ela tem o poder de mudar um mercado estabelecido? Quanto dinheiro esse mercado movimenta e qual a fatia que sua solução atinge?
Primeiramente, entenda a diferença entre quantas pessoas poderiam usar e quantas efetivamente irão usar seu produto. Tenha esse número em mente.
Reúna dados atuais e de fontes diversas sobre o tamanho do mercado e mostre aos investidores que a sua solução resolve um ponto de dor de grande parte das pessoas.
É normal que toda startup comece por um setor mais restrito, que tende a se expandir conforme o negócio cresce.
Com mais dinheiro para investir em tecnologia e publicidade, a chance é de atrair mais clientes e atuar em mais regiões.
Mostre essas estimativas aos seus investidores, mas seja realista.
Não se esqueça de filtrar, de toda a potencialidade do mercado e dos clientes que realmente estão dispostos a pagar pelo seu produto.
Boas vendas!