O Sucesso da mentoria

Monitoria e investimento de capital em startups é uma combinação poderosa. Existem casos que personalizam o poder desses dois elementos, como Steve Jobs, Mark Zuckerberg ou Warren Buffett e Bill Gates.

Existem três fatores que estão por trás dessa combinação, sendo eles:

– O alinhamento entre mentor e aprendiz: O financiador, no papel de mentor, e o financiado, o aprendiz, precisam se complementar. Às vezes, estar na mesma área de atuação pode ajudar no alinhamento, mas não é um requerimento. O importante é “falar a mesma língua” e ter o objetivo de chegar no mesmo lugar.

– Dados precisam estar no centro do processo de tomada de decisão: Quando o assunto é projetos e ambições futuras, a emoção e a empolgação podem tomar conta da conversa. Em uma monitoria bem-sucedida, quem guia os envolvidos são dados, não sentimentos.

– Acompanhamento constante: Tirar um projeto do papel não requer apenas um encontro ou uma reunião. São várias conversas e trocas de ideias, de modo a avaliar êxitos e falhas.

E quando o investimento acontece através de Smart Money, a monitoria e o acompanhamento do projeto são grandes diferenciais.