Erros que levam ao fracasso

Dados de 2022 revelam que 90% de todas as startups morrem entre o primeiro e terceiro ano de vida. As razões para isso são variadas, podendo ir de falta de capital ao modelo de negócios. 

Na hora do aperto, não é raro que muitos founders optem por pivotar para evitar a estagnação, tomando a decisão errada que precipita o negócio para o buraco. 

Foi isso que aconteceu com a Fab.com, startup de e-commerce que já foi considerada um dos negócios mais promissores do mundo, chegando a ser avaliada em US$ 1 bilhão antes de ser vendida por US$ 15 milhões.

Originalmente uma rede social LGBT, a Fab.com chegou ao sucesso quando se transformou em e-commerce para artistas, porém seus founders perceberam que o site estava estagnado e decidiram pivotar e migrar para o comércio de roupas e joias de grife — até então uma defasagem no mercado on-line.

A mudança foi um sucesso, porém dois anos depois, a Fab optou por pivotar novamente. Ainda se reerguendo, a startup não deu conta das novas mudanças enquanto passava por uma tentativa de expansão.

Através da aplicação do Smart Money, a NZ3 tem o conhecimento para avaliar que, em casos como esse, a decisão de pivotar pode ser errônea. Ter um investidor experiente por trás de um negócio é um diferencial que está ao seu alcance!