Dimensionamento Prematuro

Você sabia que 74% das falhas em startups iniciantes podem ser atribuídas ao dimensionamento prematuro? 

É comum que as empresas sintam a necessidade de expandir o mercado para outras localizações após resultados positivos, mas muitas vezes essa escolha pode ser precipitada e catastrófica. 

Vamos voltar um pouco no tempo. Em 1999,  a Webvan estava no auge. O serviço de entrega em domicílio para mantimentos online oferecido pela startup chegou a valer US$ 1,2 bilhão.

Mas ao tentar expandir o negócio para 26 cidades dois anos depois, enfrentar o pedido de falência foi inevitável, resultando na demissão de 2.000 colaboradores e no fechamento de lojas. 

Naquela época, a Webvan seguiu um modelo de expansão tradicional de negócios, o “Get Big Fast”. Porém, sem planejamento necessário para se adaptar a diferentes condições de mercado, faliu.

Hoje, podemos olhar para esse erro e analisar que um crescimento sólido não deve ser construído assim. Em média, as startups precisam de 2 a 3 vezes mais tempo para validar seu mercado do que os founders esperam. Com o Smart Money esse tempo é usado para planejar o crescimento de forma estruturada, com dedicação e paixão. 

Venha conhecer a NZ3 e descubra como o Smart Money pode ajudar!