Você está banalizando a disrupção?
Hoje em dia é comum se deparar com um novo aplicativo ou um serviço baseado em tecnologia sendo vendido como “disruptivo”.
Mas como saber o que é de fato a verdadeira inovação para melhorar o seu negócio a ponto de produzir produtos e serviços mais inovadores?
A “inovação disruptiva” é um termo para se referir a um processo no qual um produto ou serviço subestimado começa a se popularizar o suficiente para substituir o anterior.
Podemos usar como exemplo a Wikipedia, the Free Encyclopedia. Durante alguns séculos, as enciclopédias eram escritas e publicadas com fins lucrativos.
Era comum se deparar com um conjunto de livros pesados de A a Z atualizados de ano em ano em qualquer casa.
A Wikipédia é atualizada constantemente e está disponível gratuitamente, embora não tenha tido muita confiança no início.
Ainda assim, a Enciclopédia Britânica publicou volumes finais em 2012, após 244 anos de circulação.
Os disruptores não vão mudar o mercado do dia para a noite: leva anos, ou até décadas, para se firmar.
Aprofunde-se e leve todas as inovações a sério.